domingo, 29 de agosto de 2010

Old Jerusalem - Her Scarf

Suddenly a void fills the air in the realm of your words
Perception is tricky but we're on tricky floors now

Old Jerusalem - Seventh Day, Dawn

Intra rail 2010


Por este portugal fora os mochilas às costas partiram em busca de uma nova aventura.
Tudo começa quando um grupo de amigos com o stress dos exames decidem ter umas férias em grande, depois de uma grande pesquisa surge a hipótese de se proporem à aventura por este portugal fora e com as vantagens que a CP e o cartão jovem lhes proporcionaram 13 'amigos' programam uma viagem até ao mais pequeno pormenor. Desde dormidas a utensílios de cozinha, tudo foi planeado para que nada desse errado para que fossem os melhores 10 dias da vida de cada um e de todos. Elementos que já se conheciam de outras aventuras e outros que nem por isso, puseram pés ao caminho e com a mochila mais pesada que haviam carregado às costas partem à descoberta das maravilhas que Portugal lhes reservava e às 6h45 da manhã entravam no primeiro comboio na estação de Campanhã. As primeiras dores de costa já se faziam sentir, mas era o primeiro dia e estava tudo com aquele sorriso na cara de quem ia de férias, mas quando as dificuldades iam surgindo era mais difícil conciliar a boa disposição e os ânimos acabavam por se exaltar. Chegados ao primeiro destino depois de aproximadamente 8horas de viagem, as coisas não corriam à feição e começam a surgir os primeiros problemas nas pousadas de juventude. Ninguém disse que ia ser fácil, e eu falo com experiência eu sabia que era capaz de pôr uma mochila às costas e seguir em frente, com dores nos pés nas pernas eu queria era chegar à meta mas não sabia o que do que os meus companheiros eram capazes, e digo desde já que fui surpreendia pois cada um se portou dignamente sem nunca deixar nenhum para trás o que apesar de tudo era de louvar. O lema não foi dito em voz alta mas eu observava em silêncio e pairava o mais conhecido lema ''um por todos e todos por um''. O grupo mochilas às costa assim eu lhe chamei, porque reparei que a nossa atitude mudava quando estávamos em esforço constante, daí um dia ter referido que quando estávamos de mochilas éramos um grupo fora isso agíamos individualmente, eu não o disse à toa disse o que realmente senti nos 8 dias que vos acompanhei. Alguns dos destinos foram cumpridos como foi o casa de Areia Branca- Peniche, Lisboa, Oeiras e Portimão, depois de alguma experiência resolvemos excluir alguns destinos de modo a preservar a nossa sanidade mental. E foi das poucas vezes que todos estivemos em sintonia e mesmo assim nem sempre foi fácil.
É de salientar nesta viagem das muitas horas passadas em viagem, de todas as trocas de comboio, da comida de plástico, das gargalhadas que dávamos juntos, das saídas no mínimo diferentes do que estávamos à espera, da praia, do sol, das noites frias, das noites de muito calor, das conversas de quarto, dos disparates que saíam boca fora, das decisões precipitadas, das palavras erradas ditas no calor do momento, das brincadeiras de quarto, do jogo do lobo, do tempo que esperávamos antes de ir jantar (devo dizer que chegavam a ser eternidades), do gira discos, do jantar no restaurante chique, dos laços que se criaram, das atitudes menos próprias, dos jogos de volley em plena carruagem, de uma viagem de 4h sem ar condicionado, e entre outras coisas que tornaram a nossa viagem cheia de emoções.
Devo dizer que foi uma experiência que não me levou a pensar repetir, não com o mesmo espírito pelo menos. Não quero com isto dizer que não voltava a repetir porque voltava e fazia exactamente o mesmo, seria a mesma pessoa que fui, não mudava nada porque fui eu.
Sei que para alguns a viagem não correu como estava à espera e que eu fui uma delas mas como já referi não mudava nada, sempre mantendo-me fiel a mim mesma, é certo que houve dias que me senti desamparada e com uma vontade imensa de regressar a casa, é certo que chorava quando estava sozinha e sem ninguém ver porque era uma carga muito grande, porque o cansaço era árduo e nem sempre as pessoas ajudavam. Mas as coisas são mesmo assim e apesar de tudo acredito que foi umas das melhores experiências pelas quais já passei e que os meus amigos podem contar comigo para uma coisa deste género, não tão próximo mas quem sabe se daqui a uns anos não nos encontramos de novo e partimos em busca de mais uma aventura, afinal a experiência já temos.
Sei que não tive oportunidade de me despedir como devia ser de cada um e que abandonei o grupo sem dizer nada, que muitos ficaram chateados comigo da forma como abandonei a viajem e me vim embora, mas os meus amigos já me conhecem à tempo suficiente para saber que se o fiz é porque não me estava a sentir bem e que não foi uma decisão que tomei apenas naquela noite, era já um acumular de sapos engolidos e eu não sou assim e quem me conhece sabe. Eu sou fiel aos meus princípios e nunca gostei que gozassem comigo, sentia-me insultada todos os dias e engolia em seco até que rebentei e só eu sei o que me custou que tivesse sido dias antes da viagem terminar, porque eu já planeava que fosse só em ultima instância, no ultimo dia, na hora da despedida fazê-la como deve ser mas não aguentei. Devo um pedido de desculpas aqueles que não tive a palavra certa no momento certo, mas as coisas são mesmo assim e também sei que esta não é melhor forma de o fazer porque muitos nem se vão dar ao trabalho de vir aqui ler o que escrevo mas fica o descargo de consciência, e cada um sabe que estão à vontade para falar comigo.
Voltando à viagem, meus amigos devo dizer-vos que foi das experiências que mais gostei mas pela qual não mostro grande entusiasmo porque secalhar estava à espera de outra coisa, e não foi isso que obtive mas garanto-vos que o voltava a fazer.

Grupo mochilas às costas. Amizade, foi a palavra chave desses dias. Conheci cada pessoa melhor e pude fazer os meus juízos, saí desiludida mas também muito surpreendida. Com isto tudo continua a mesma pessoa para quem já teve dúvidas apenas com uma nova aventura para contar aos seus netos. E que aventura pessoal.

domingo, 22 de agosto de 2010

terça-feira, 17 de agosto de 2010

estrelas no céu...


''Hoje o céu ganhou mais uma estrela meu amor.'', foi esta a forma que achei certa para explicar a uma criança que se vê mergulhada numa perda tão próxima. Ela respondeu-me como se não acreditasse nisso. Então eu continuei, ''é a lei da vida'', mas ela não se mostrou convencida e ainda disse que não gostava nada de leis. Eu compreendi. E tentei de novo explicar quando ela me questiona sobre a fase em que as pessoas são enterradas e como é que eu conseguia ver as pessoas mortas, e aí eu expliquei de uma forma mais enfatizada que sempre foi a que eu quis acreditar, sabes eu olho para as pessoas ali deitadas e imagino-as a dormir um sono profundo. Ela mostrou-se convencida e mudou de assunto, e disse que sabia que podia contar comigo e que eu não lhe ia faltar, pelo menos ela nem queria imaginar isso.


Não sinto que seja a pessoa certa para explicar estas coisas, mas tentei. Eu sei que ele está melhor do que nós e que quando ouvi a 'novidade' não a consegui dizer em vós alta, as lágrimas inundaram os meus olhos e comecei a respirar compulsivamente até me conseguir mentalizar e manter calma. Quando caí em mim, recordei as palavras que tinha ouvido e nunca mais esquecera, ''Eles se tivessem oportunidade de voltar, não o faziam, estão melhor do que nós.'', aí acalmei lavei o rosto com água fria e encarei as coisas com o rosto fechado e um sorriso mal desenhado.


Só não consigo perceber, porque é que são uns a seguir aos outros? Preciso de tempo para respirar.


Paz à sua alma. E eu acredito mesmo que estás bem, a olhar por mim e que hoje o céu ganhou mais uma estrela.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

TAIZÉ

Não podia ir embora sem deixar a nota, que fico um pouco reticente por ter optado adiar esta viagem por mais um ano, quem sabe se daqui a dez dias quando ouvir as vossas histórias uma por uma não vou ficar invejosa, acredito mesmo nisso, mas paciência para o ano Taizé vai estar pronto para me receber.
BOA VIAGEM AMIGOS, divirtam-se e tentem encontrar-se :)
TAIZÉ 2010 de 6 a 16 de Agosto.





intra-rail

Rumo em busca de novos destinos, à procura deste nosso pequeno e modesto país que tem em si recantos de encantos. Aí vamos nós, 13 amigos em busca de diversão, sol, praia e muito boa disposição. Daqui a umas horinhas estamos nós de mochilas ás costas por aí.
BOA VIAGEM.

domingo, 1 de agosto de 2010

LOVE...

I LOVE SHOES.

I LOVE SING. I LOVE FASHION.I LOVE SEWING MACHINES.I LOVE DRESSES. I LOVE PAINTS. I LOVE MY BED.I LOVE THE COLOR RED. I LOVE ORCHIDS. I LOVE MUSIC. I LOVE CHOCOLAT MILK. I LOVE MY HAIR. I LOVE SWIM. I LOVE MY FAMILY AND I LOVE LOVE. (...)

I LOVE, I LOVE, I LOVE, I LOVE BUT I DON'T LIKE YOU.

sleep.

KILL ME TONIGHT.