terça-feira, 17 de agosto de 2010

estrelas no céu...


''Hoje o céu ganhou mais uma estrela meu amor.'', foi esta a forma que achei certa para explicar a uma criança que se vê mergulhada numa perda tão próxima. Ela respondeu-me como se não acreditasse nisso. Então eu continuei, ''é a lei da vida'', mas ela não se mostrou convencida e ainda disse que não gostava nada de leis. Eu compreendi. E tentei de novo explicar quando ela me questiona sobre a fase em que as pessoas são enterradas e como é que eu conseguia ver as pessoas mortas, e aí eu expliquei de uma forma mais enfatizada que sempre foi a que eu quis acreditar, sabes eu olho para as pessoas ali deitadas e imagino-as a dormir um sono profundo. Ela mostrou-se convencida e mudou de assunto, e disse que sabia que podia contar comigo e que eu não lhe ia faltar, pelo menos ela nem queria imaginar isso.


Não sinto que seja a pessoa certa para explicar estas coisas, mas tentei. Eu sei que ele está melhor do que nós e que quando ouvi a 'novidade' não a consegui dizer em vós alta, as lágrimas inundaram os meus olhos e comecei a respirar compulsivamente até me conseguir mentalizar e manter calma. Quando caí em mim, recordei as palavras que tinha ouvido e nunca mais esquecera, ''Eles se tivessem oportunidade de voltar, não o faziam, estão melhor do que nós.'', aí acalmei lavei o rosto com água fria e encarei as coisas com o rosto fechado e um sorriso mal desenhado.


Só não consigo perceber, porque é que são uns a seguir aos outros? Preciso de tempo para respirar.


Paz à sua alma. E eu acredito mesmo que estás bem, a olhar por mim e que hoje o céu ganhou mais uma estrela.

1 comentário:

Nunes disse...

Gostei bastante deste texto, da sua simplicidade e da maneira como o escreveste.

Uma perda é sempre algo bastante doloroso, principalmente para os que por cá ficam, porque os deixamos de ver, mas continuamos a senti-los.

Força!

Um abraço,

Bruno