segunda-feira, 29 de novembro de 2010

e era o que eu dava o nome de amor (...)


Mas afinal o que é o amor?

''O amor é um sentimento multifocal. É, segundo a psicologia, uma confluência de paixão, intimidade e união. Está ligado a numerosas emoções e influencia os comportamentos. O amor, ele próprio, combina-se com sentimentos de fundo como a excitação, o bem-estar, o entusiasmo e a harmonia.''


Isto é apenas mais umas das definições postadas no google para as pessoas lerem e ficarem convencidas, mas será que as pessoas ficam? Algumas eu sei que sim, porque têm um pensamento bastante restrito e se está escrito no google é porque é verdade mas para minha felicidade e do bem desta nação milhares são as outras pessoas que não acreditam, ok podem achar que tem o seu quê de verdade mas o amor é muito mais do que simples frases feitas, definições, cheiros, gestos é muito mais do que qualquer coisa que possa ser ser palpável...

Amor. Alguma vez te perguntas-te o que é este sentimento? Claro que já, é impossível teres passado ao lado de tal sentimento valioso para a sobrevivência do ser humano. É evidente a sua relevância, quando sais à rua e vês um leque imenso de pessoas enamoradas, nas milhares de canções que o expressam, nos filmes com o um final 'e viveram felizes para sempre', nos poemas de escritores de outro tempo e até mesmo em pinturas. Existem diversas formas de te deparares com este sentimento. Algumas delas adoptadas por pessoas simples e com vida real porque acreditam que tudo pode acontecer como nos filmes, como nas canções ou até mesmo com aquela pintura que vista a olho nu não passa, de simples riscos coloridos ou não, depois existem também as pessoas que já o dizem ter vivido e que afinal não aconteceu como no conto de fadas e teve uma ruptura, a partir desse dia passa do melhor sentimento do mundo para o mais odiado e desprezado. Existe sempre o cliché que diz que o amor é lindo, o amor é eterno etc etc mas alguém me pode dizer em que é que se basearam para ditar tal afirmação? Provas. Provem-me que o amor é isto e eu dou o braço a torcer.

Olhei pela janela deparo-me que anda tudo com os olhos em forma de coração. Anda toda a gente apaixonada, melhor enamorada porque a paixão já passou de moda é um sentimento demasiado forte para hoje em dia ser dito em voz alta. A sociedade de hoje eleva os seu padrões e o que já foi o sentimento mais bonito e puro passa a ser visto como um sentimento secundário. Quantas são as pessoas que se dizem apaixonadas e no fim de contas faz tudo parte de um bluff sentimental, muitas posso eu afirmar basta-me pôr um pé fora de casa e deparo-me com esta disparidade de situações.
E acho bem? Eu não, mas para elas parece ser a coisa mais acertada do mundo, afinal o amor nem tem significado fixo cada um faz dele o que quer, já dizia a minha avó : -''No meu tempo nada disto era assim.''- hoje dou-lhe a total razão, porque eu já sei o que é o amor, na minha visão é uma certeza mas é muito mais do que uma simples palavra escrita com quatro letras, é o amor. Entristece-me ver este sentimento entregue a pessoas que não lhe dão o valor que ele merece, porque é demais para ser visto como material ou até mesmo inexistente, não gosto de passear e vê-lo ao abandono entregue a qualquer pessoa que diz estar dentro do seu significado. Puxa é demasiado importante para andar aí ao Deus dará, não critico as pessoas que não querem relacionamentos sérios, talvez seja essa a definição deles de amor, mas não o comparem aos verdadeiros amores como na nossa antiguidade. O amor é muito mais do que o amor hoje em dia escrito, vivido e até adulterado. O amor é por si só, não precisa de apêndices. Precisa sim é de ser compreendido.

Basta de significados mal amanhados, de palavras descritivas, de gestos mal pensados, de jardins pisados, flores murchas, pessoas magoadas, lágrimas no chão, o vento forte, a chuva zangada, basta de alimentar clichés que não disseram que tinham fome, não no seu sentido literal, mas o amor também se alimenta basta a cada um encontrar o antídoto certo. Mas por favor pensem antes de dizerem de boca cheia o que é o amor.

AMOR AMOR AMOR, blá blá blá.
O amor não se define, sente-se. o amor não se escreve, vive-se. E nenhuma palavra nem mesmo o AMO-TE é capaz de completar o significado deste tão... nem sei bem que palavra usar porque tem uma imensidão tão grande este sentimento. Por favor não desprezem este sentimento mais precioso que qualquer diamante em bruto, vivam-no na simplicidade, na verdade construam-no com a cara metade mas acima de tudo dêem-lhe a sua verdadeira essência.

O amor é expresso em gestos, por isso, amem sem definição.


Pode não parecer com o texto que em cima proferi, mas sim depois de algum tempo eu estou de novo apaixonada e por isso fico chocada com o que as pessoas dizem ser o amor. Eu vou definir o meu no dia a dia junto da pessoa que gosto, que me respeita e que está ao meu lado. Por isto e sem definição ainda imposta eu digo que estou apaixonada e não apenas e só enamorada :)

1 comentário:

Anónimo disse...

gostei muito do texto..nao poderia concordar mais com o que disseste!
o amor é algo que se vive, que nos faz vibrar, que nos faz tremer...ter as chamadas "borboletas" na barriga.
como eu gosto tanto desse sentimento :)

e seguindo a tua deixa : nao gastem a palavra amor quando nao a querem viver... nao façam sofrer as pessoas que estao realmente apaixonadas.
o amor é para se viver a dois, quando ele é puro. nao para usa-lo so porque fica bonito.

gostava que voltassemos aos tempos do amor verdadeiro!!