quinta-feira, 4 de março de 2010

ao encontro das fontes de alegria..






Não vem ao acaso a partilha das fontes de alegria, já há muito que ansiava alcançar o espírito imbuído de paz que Taizé nos transmite. Por diversas vezes tive oportunidade de ir ruma a essa pequena aldeia que nos transforma enquanto lá estamos, a curiosidade é aguçada de ano para ano quando de regresso a partilha da experiência nos leva a divagar pelo mais profundo, a alma. Sempre quis experimentar, mas acho que nunca me tinha enchido de coragem como me sinto agora, é um sentimento diferente, apelativo a quem por vezes duvidou. A minha experiência pessoal nestas andanças ainda é muito recente, por opção própria, ou talvez por me ter cerrado a novos conceitos. Mas eu afirmo, viver a sensação que vivi, tentar iguala-la, jamais! Desde os momentos de reflexão, aos momentos de paz interior, á atenção com que se ouvem pequenas frases com tanto significado é indescritível.
No encontro ibérico de Taizé 2010 que teve lugar no Porto o tempo voou, recordo-me de acordar e pensar ''começa hoje'' estava ansiosa, para primeira experiência. Cada um assume o seu cargo, como paróquia de acolhimento o pensamento fixava aqueles que estavam para chegar, era a ânsia estampada em cada rosto de maneira diferente
-'será que vamos estar á altura?'- nunca dúvidei.
-'como serão as pessoas que vêm ao encontro das fontes de alegria na 'nossa' paróquia?'- diferente de certeza!
-'tem tudo para dar certo'- Tudo é pouco!
Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce! E assim começou a nossa próspera aventura! A primeira sensação, quando olhei a cruz e fixei o olhar em torno daquela 'sala' repleta de gentes de todos os sítios fiquei fascinada, sem palavras diria eu, era como se o meu coração fosse bombeado com mais força e eu não conseguisse expressar o que estava a sentir. Foi um fervilhar de sensações, boas!! Recordo com saudade, muita saudade cada hora, cada minuto, cada segundo que partilhei, cada segredo que revelei, cada experiência que constatei e cada pessoa que conheci. Dava por mim perdida nos meus próprios pensamentos, de cabeça baixa, olhos fechados e ouvidos abertos para aquele silêncio que me fazia lacrimejar, embalada nas musicas pensava que aquela sensação de bem estar interior me podia levar onde eu quisesse, e assim foi caminhei, caminhei e encontrei a paz de espírito, pois 'Deus é amor, atreve-te a viver por amor'. Se algum dia dúvidei da minha fé esse dia acabou quando descobri o que há para além dela.
Cada olhar, cada sorriso, cada pessoa me marca de maneira diferente. Desde o acordar ensonada, pois poucas eram as horas de sono, até ao encontro com os sinais de esperança, as bênçãos das refeições, a partilha do conhecimento, as viagens, os jantares na porta 18, o caminho para as orações, a palavra, o silêncio, os cânticos, a companhia, os irmãos, a verdade, a solidariedade, o caminho até a cruz, a sinceridade estampada no rosto até o regresso a casa foi especial. Diferente de todas as experiências que alguma vez vivi.
Relembro o momento que mais me marcou ao longos dos intensos 4 dias, quando estava na ultima oração, oração esta que me fez entrar com um espírito mais sereno. Chorei, sim! A tristeza nesse dia estava comigo, como a alegria também pois ai nunca havia de faltar, quando toda aquela multidão ás escuras de iluminou, foi mágico! Arrisco-me a dizer que nunca tinha visto nada que me marcasse tanto, me agitasse a alma e me fizesse memorizar aquele momento para o resto da vida. Cada luz simbolizava uma pessoa, todos juntos buscamos o meus e juntos, encontramos!
Quando dei por mim a enrolar a lona e a fazer a retrospectiva pensei, ''acabou!''! Como se tivesse fechado os olhos durante dois segundos,e acordasse num mundo diferente, que era feito daqueles rostos que se tornaram familiares, que era feita daquela alegria, de todo o barulho. Desaparecera! E lá estávamos nós, sentados a olhar uns para os outros e de certeza que o pensamento era ambiguio, correu bem, muito bem, mas não acabou pois estamos cá nós, com força para dar continuidade -ás fontes de alegria'. Agora só depende de nós cativar ainda mais gente para seguir connosco as orações, a novas experiências que esperamos partilhar, depende de nós cativar ainda mais gente para nunca dar-mos por concluída a nossa missão!! Acredito em nós como grupo, como seres humanos, como amigos que nos tornamos, hoje que vos conheço e que convosco partilhei esta experiência, não vos quero deixar. Desde o seio familiar até a amizades que criei nao quero perder este sentimento que mexe com a alma e aquece o coração. Rumo a Taizé. Eu vou!!



''El alma que anda en amor, ni cansa ni se cansa.''



maria joão magalhães 2010


2 comentários:

Gemeos disse...

olah!!
tdo bem??
como deste com o meu blog? xD
parece que a tristeza e a alegria na ultima oração, na segunda á noite, eram os sentimentos que predominavam ali....eu fartei-me de chorar...
tavas em que paróquia?

bjinhos
graça violante

Gemeos disse...

sim sim está tdo!
dsculpa a demora a responder..
ahhh então foi no facebook! olha por acaso também fui lá parar por acaso! :D

bjinhos

graça violante